sábado, 10 de setembro de 2011

OS RESPONSÁVEIS PARA ANUNCIAR SALVAÇÃO

"O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus". Isaías 52:10

"Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido". Atos 4:20


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARA PENSAR NA OBRA MISSIONÁRIA

"Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia." Lucas 14:23

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ACEITOS PELA GRAÇA

"Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?
"Senhor, mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou, e agora estão procurando matar-me".
E qual foi a resposta divina? "Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal".
Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça." Romanos 11:1-5.


TENDO UMA VIDA EM COMUM

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Salmos 133:1


     A Bíblia chama essa experiência de os irmãos viverem em união, ou de terem vidas partilhadas de comunhão. Essa prática é muito mal exercida com relação aos cristãos primitivos, alguns acham que é um momento após o culto; uma referência a igreja local a qual se congrega; uma conversa casual ou atividade social, porém comunhão é muito mais, é ter vida em comum, é estar disposto a amar altruisticamente, a servir nas necessidades básicas, a  ser generoso com o sacrifício de si mesmo, a ser transparente e compassivo uns para com os outros. Abaixo temos mais alguns exemplos de uma comunhão verdadeira.
     Na comunhão verdadeira as pessoas encontram autenticidadealiás conversas superficiais sem transparência são a morte da verdadeira comunhão. Alguns pensão que a intimidade ocorre na escuridão, porém a Bíblia diz que "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:7, portanto, é na luz que somos íntimos, transparentes com nossos ferimentos, medos, fracassos e pecados. Na verdadeira comunhão as pessoas encontram reciprocidade. A Bíblia é cheia de mandamentos recíprocos, a mutualidade é o coração da comunhão, portanto o modelo correto de relacionamento requer a edificação e a divisão da responsabilidade de ajudar uns aos outros. Na verdadeira comunhão as pessoas encontram compaixão, ou seja, penetram a partilham a dor uns dos outros, porque é nos momentos de crise, dúvidas, tristezas profundas que mais precisamos uns dos outros. E, por último, na verdadeira comunhão as pessoas encontram misericórdia. Precisamos oferecer misericórdia e estar disposto a recebê-la também. Você não pode ter comunhão sem que haja perdão. As vezes magoamos uns aos outros, principalmente quando estamos juntos, e nesses momentos aprendemos a dispensar quantidades de misericórdia e graça para manter o relacionamento e o compromisso de corpo de Cristo.
     Oro para que todos nós nos esforcemos para criar em nossas comunidades, nossas igrejas ambientes que expressem a verdadeira comunhão.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SUBAMOS O MONTE DO SENHOR

"E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR." Isaías 2:3
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"
Hebreus 10:19,20,22

UM LUGAR AO QUAL PERTENCER

"Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus" Efésios 2:19.


     A Bíblia nos chama de concidadãos, membros da família de Deus, ajuntados, reunidos, juntamente edificados, juntamente tornado membros, juntamente feitos herdeiros, mantidos juntos e que seremos juntamente arrebatados. Ou seja, nossa decisão por Cristo é pessoal, mas nosso viver com Cristo é comunitário, e nada, absolutamente nada na vida cristã é individual. Deus nos tornou membros do corpo de Cristo. A palavra membro para muitas pessoas tem o significado de ter seu nome em alguma lista, entretanto para os cristãos significa um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interconectada a todo corpo de Cristo. Ser membro da família de Deus não é algo irrelevante, a Igreja é o plano de Deus para o mundo, ela é indestrutível, Cristo a amou e se entregou por ela.
     A Bíblia oferece muitas razões para sermos ativos e comprometidos em uma igreja local: A igreja o identifica como crente autêntico, você não é o corpo de Cristo isoladamente, mas precisa de outros para expressar essa condição - João 13:35; A igreja o retira do isolamento egoísta, muita gente conhece João 3:16, mas desconhece 1João 3:16; A igreja o ajuda a desenvolver, a verdadeira maturidade cristã se manisfesta nos relacionamentos, precisamos mais do que a Bíblia para crescer, precisamos de outros crentes, Efésios 4:19, fala da cooperação de cada parte do corpo.
     Quando uma criança nasce, torna-se automaticamente parte da família universal dos seres humanos. Mas essa criança também se torna membro de uma família específica, onde é cuidada, nutrida, e crescerá forte e saudável. O mesmo ocorre do ponto de vista espiritual. Quando você nasceu de novo, tornou-se automaticamente membro da família universal de Deus, mas precisa de uma igreja local, para ser cuidado, nutrido, para crescer forte e saudável. A vida cristã é mais do que um compromisso com Cristo, entretanto é um compromisso com outros crentes também. Essa é a diferença entre visitantes e membros. Um visitante não tem compromisso, querem os benefícios que a igreja oferece. Mas um membro se envolve nos ministérios e participa das responsabilidades.

domingo, 4 de setembro de 2011

ANSIEDADE, PARA QUE?

"Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?" Lucas 12:27.28

O QUE REALMENTE IMPORTA

"E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor." 2João 1:6


     Essa é a maior lição que Deus quer que aprendamos sobre a terra, amar. Toda a Lei resume-se nessa lição, "amar ao próximo como a si mesmo" Gálatas 5:14. Mas, não é uma tarefa fácil, pois vai contra nossa natureza egoísta e, alem de tudo vivemos cercados por pessoas irritantes imperfeitas e frustrantes. Segue uma novidade, jamais aprenderíamos o amor sozinhos, necessitamos dessas pessoas e elas de nós para descobrirmos amar corretamente.
     Para refletir melhor nesse tópico, segue três verdades importantes que nos ajudarão nessa lição: A vida sem amor não tem realmente nenhum valor, nos primeiros três versos de 1Coríntio 13, o capítulo do amor, paulo afirma que, "não importa, o que eu diga, cria ou faça, sem amor estou arruinado". O amor é para sempre, no mesmo capítulo verso 8, é dito que "o amor jamais acaba". Todo resto terá fim, suas conquistas, seu sucesso, suas habilidades, seu dinheiro, mas os relacionamentos construídos dentro da família de Deus permanecerão para sempre. Seremos avaliados quanto ao nosso amor, em Mateus 25:40, Jesus afirma que o modo com o qual tratamos os outros, principalmente os mais necessitados será levado em consideração.
     Expressar o amor exige sacrifício. É possível sacrificar-se sem amar, mas é impossível amar sem sacrificar-se, Deus amou o mundo e deu a Cristo como oferta pelo nosso pecado. E o melhor momento para amar é agora. Não sabemos por quanto tempo teremos oportunidade. Os filhos crescem, as pessoas morrem, as circunstancias mudam, portanto, se quiser expressar seu amor é melhor que o faça agora.

sábado, 3 de setembro de 2011

ALGUMA DÚVIDA DE SUA IMPORTÂNCIA PARA DEUS?

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:5

FORMADO PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

"Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos" 1João 3:1.

     Isso é desejo de Deus e propósito para nossas vidas, fazermos parte da família de Deus. Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual. Todo ser humano é criatura de Deus, "Mas, a todos quantos o receberam (Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" João 1:12.
     Pensando nessa família espiritual não é difícil perceber a importância dela, em comparação com a família física. A família espiritual durará para sempre. Por fazermos parte da família de Deus somos herdeiros de uma herança pura, incorruptível e, não sujeita a mudanças - 1Pe.1:4. A Bíblia diz que jamais penetrou em coração humano o que Deus tem reservado a seus filhos -1Co.2:9.
     O simbolismo que nos identifica como membros da família de Deus é o batismo. É uma representação física de uma verdade espiritual. Por isso ele é tão importante, pois representa o segundo propósito de Deus para nossas vidas, a participação na família eterna de Deus. ALELUIA!!!
     

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

QUANDO DEUS PARECE DISTANTE

"Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança" Isaías 8:17.


     É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem, mas as circunstancias não são sempre agradáveis. O que fazer quando Deus parece estar a milhões de quilômetros? A mais profunda adoração é louvar a Deus em momentos de dor, dúvida, provação, tentação, ou seja, em momentos difíceis de nossas vidas, em momentos que sentimos o afastamento do Senhor. Como manter os olhos em Cristo quando eles estão cheios de lágrimas?Segue algumas sugestões:
     Primeiro diga a Deus como você se sente. Jó foi conhecido por ser íntimo do Senhor, porém derramou, descarregou seus sentimentos, quando Deus lhe pareceu distante. Jó disse: "Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa." Jó.29:4. Segundo lugar, concentre-se em quem Deus é, lembre-se daquilo que é eternamente verdadeiro a respeito de Deus. Ele é bom, ele me ama, está comigo, se importa comigo e tem um bom plano para minha vida. Depois, confie nas promessas de Deus, Jó disse: "Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele" Jó:13:15. E, por último, lembre-se do que Deus já fez por você, aliás deveríamos ter um momento no dia só para lembrar as bênçãos que recebemos do Senhor, talvez assim fôssemos mais tardios em esquece-las. Se Deus não nos desse mais nada durante toda a vida, nós já não tínhamos como agradecer o sacrifício, humilhação, dores angustias, as feridas marcadas na carne, a bofetada na face, sofridas na entrega do Senhor Jesus pelos nossos pecados. Tudo isso porque independente de você sentir ou não a presença de Deus, ele está sempre com você.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PARA PENSAR NA OBRA MISSIONÁRIA

"Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos." Salmos 117:1

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4:6

ALEGRIA VERDADEIRA

"Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos" Filipenses 4:4.

     Uma das coisas que me chama atenção neste verso é o contexto do autor no momento que escrevia a epístola. Paulo estava preso em Roma, passando por várias tribulações, mas em vez de escrever uma carta de lamento, ele escreve uma carta estimulando a igreja em Filipo a se alegrar verdadeiramente. Paulo estava experimentando que, uma alegria verdadeira nunca pode ser baseada nas coisas, circunstancias ou pessoas, contudo, A VERDADEIRA ALEGRIA só pode ser desfrutada no Senhor. Portanto, se você passa por momentos de tribulação, pertubação ou dor, não procure solução nos outros, mas na fonte da verdadeira felicidade, O SENHOR.

A ADORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS

"Ame o Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de todas as suas forças" Marcos 12:30


     Deus quer você por inteiro! Pensando nisso,  vejamos algumas características da adoração que agrada a Deus: Primeiro, ela necessita ser precisa. Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em verdade e não em nossas opiniões sobre Deus, portanto deve ser baseada na verdade das Escrituras, ou seja, adorar a Deus como ele é e verdadeiramente revelado nas Escrituras. Nossa adoração precisa ser autentica, e adorar em espírito representa isso. É mais do que aparência. O homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração.
     Deus se agrada quando nossa adoração é atenta. É preciso adorar com a mente, uma adoração desatenta Cristo chama de vãs repetições. Por último, Deus se agrada quando nossa adoração é prática. Por que a Bíblia manda apresentar nossos corpos a Deus e não nossos espíritos? Por que sem o seu corpo você não poderá fazer nada nesse planeta. As vezes as pessoas dizem: não vou poder está na reunião, mas estarei em espírito. Sabe o que isso significa? Nada, é inútil. A verdadeira adoração implica em custo. É uma entrega total.